A tecnologia 5G também está impulsionando o mercado de games VR baseados em dispositivos móveis.

Por exemplo, em maio de 2020, a Archiact anunciou sua
parceria com a Migu (uma subsidiária da provedora de telecomunicações China
Mobile) para os jogos da Archiact que seriam os primeiros jogos de VR a serem
jogáveis por meio da plataforma de jogos em nuvem 5G da Migu, chamada Migu
Quick Gaming. Além disso, em parceria com a Migu, a Archiact afirma que pode
trabalhar em conjunto para construir o futuro dos jogos em nuvem 5G VR,
tornando a VR ainda mais acessível.
Além disso, espera-se que as crescentes aplicações de tecnologias imersivas,
como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, sejam uma pedra
angular na indústria de jogos. Empresas como BigScreenVR e AltspaceVR são
alguns dos players de destaque neste segmento.
De acordo com a NewGenApps, até 2025, estima-se que a base global de
usuários de jogos AR e VR aumente para 216 milhões de usuários. De acordo
com uma pesquisa mundial com executivos de empresas de tecnologia,
fundadores de startups e investidores, 59% dos entrevistados acreditam que os
jogos dominarão o investimento direcionado ao desenvolvimento da tecnologia
VR (Virtual Reality).
Alguns dos principais fornecedores do mercado também estão se concentrando
em expandir seu portfólio de produtos, lançando novos jogos e consoles no
mercado em vários formatos. Por exemplo, a Sony Interactive Entertainment
(SIE) anunciou a versão para PC de seu lançamento de 2017, Horizon Zero
Dawn, e confirmou o lançamento de Death Stranding no PC após sua estreia no
PS4. A Sony também revelou o PlayStation 5, que apresenta um controle
aprimorado e recursos visuais para melhorar a experiência do usuário. Gazzconecta mercado games