EAD depois de 1998

Uma descoberta inesperada foi que o ano de publicação desse estudo foi um
moderador para a efetividade da educação a distância. Estudos publicados antes
de 1998 não encontram diferença significativa entre educação a distância e
educação tradicional enquanto estudos publicados após 1998 geralmente
encontram diferenças significativas a favor da educação a distância. Talvez seja
útil pensar de aulas on-line antes da virada do milênio como cursos on-line de
primeira geração e os posteriores como cursos on-line de segunda geração. Os
cursos on-line de segunda geração são capazes de se basear nos cursos de
primeira geração e melhorar o aprendizado dos alunos.
Faculdade de engenharia civil ead
Resta saber se cursos on-line abertos, devido ao grande número de usuários e
ao recurso de acesso aberto, são substancialmente diferentes o suficiente para
ser classificado como de terceira geração ou se é simplesmente uma
continuação da segunda geração. A maioria das conversas e estudos atuais na

literatura, incluindo este artigo, estão focados na segunda geração de cursos on-
line.

Estudos constatam que a eficácia da aprendizagem on-line é positiva ou
equivalente quando comparado ao formato tradicional e alguns acham que
certos grupos de alunos se beneficiam aprendendo on-line enquanto outros se
beneficiam do formato tradicional. Para obter uma imagem mais completa, é
necessário fazer um exame dos resultados mistos e negativos para chegar a
uma conclusão mais sutil.